sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bilinguismo e multiculturalismo

O prévio desenvolvimento do Canadá francês foi relativamente coesivo durante os séculos XVII e XVIII, e foi protegido pelo Ato de Quebec de 1774, que permitiram que a cultura francófona sobrevivesse e crescesse fortemente dentro do Canadá.
Em 1867, o Ato da América do Norte Britânica foi designado para atender às reivindicações pela autonomia canadense enquanto evitava descentralização excessiva que contribuiu para a guerra civil nos Estados Unidos.
O compromisso feito por John A. Macdonald e George-Étienne Cartier deixaram o Canadá a caminha do bilinguismo, e isto contribuiu para uma aceitação da diversidade que mais tarde levaria ao multiculturalismo e tolerâncias aos costumes e culturas dos povos nativ
os.
O patrimônio multicultural foi enriquecido na Sessão 27 da Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades. Em partes do Canadá, especialmente as grandes cidades de Montreal, Vancouver e Toronto, multiculturalismo por si só é uma norma cultural e a diversidade é a força que une a comunidade.
Em Quebec, a identidade cultural é forte, e vários Québecois falam da Cultura do Quebec como distinta da cultura anglo-canadense, mas alguns também vêem o Canadá como uma coleção de várias subculturas regionais, aborígenes e étnicas.
John Ralston Saul argumenta que Gabrielle Roy é mais
conhecida no Canadá anglófono que na França, e mais franco-canadenses conhecem Margaret Laurence e Atom Egoyan que estadunidenses.
Enquanto a cultura franco-canadense é o exemplo mais óbvio, influencias Celtas permitiram a sobrevivência de dialetos não-anglófonos na Nova Escócia e na Terra Nova; No entanto, a influência de imigrantes da Irlanda do Norte para Toronto teve o efeito de minimizar influências irlandesas na cultura de Ontário, e destacando as influências britanicas em seu lugar até os anos 80. O comércio do Canadá do Pacífico trouxe também uma grande influência chinesa para a Colúmbia Britânica e outras áreas.
A diversidade cultural do Canadá também cria um meio ambiente muito mais acolhedor para com gays e lésbicas do que o se encontra nos Estados Unidos ou a maioria dos outros países. Por exemplo,
em 1995, a Suprema Corte do Canadá determinou no caso Egan v. Canada que orientação sexual deveria ser "lida" na sessão 15 da Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades, parte da Constituição do Canadá, que garante direitos iguais para todos os canadenses. Seguindo uma série de decisões das corte provinciais e da Suprema Corte do Canadá, em 20 de julho de 2005, a carta C-38 recebeu Sanção Real, legalizando o Casamento Gay no Canadá. O Canadá tornou-se o quarto país a oficialmente sancionar o casamento gay nacionalmente, depois da Holanda, Bélgica e Espanha. Mas a frente, em 2005, orientação sexual foi incluida como um estado de proteção nas leis dos direitos humanos do governo federal e para todas as províncias e territórios.

Um comentário:

  1. How to Make Money at the Poker Room | WorkToKnow
    The Poker Room at the 아이 벳 Poker Room – An A-Side Review. From beginner, it's 토토사이트 always been my หารายได้เสริม turn to make money online. 유로 스타 사이트 But I do w88 want to make some money.

    ResponderExcluir